sábado, 21 de junho de 2008

Memória

É só mais um. Mais um “adeus” que a vida conscientemente nos exige. Sabe do desespero, sabe do sofrimento e da frustração, mas friamente sussurra-nos “tem de ser”. Aceitamos este e o que se segue, sem sequer ter recuperado do primeiro. Mas há algo que a vida não pode roubar, não tem autoridade nem vontade. É a memória. Essa permanece e tantas vezes nos aquece. Não a esquecemos em casa em cima da mesa, junto ao telefone, não a esquecemos quando mudamos de mala, não a deixamos cair quando alguém nos dá um empurrão. Ela está aqui, presente e vincada, como uma tatuagem na alma. Não precisamos de apanhar o autocarro das 7 da manhã para chegar a tempo de a ver, não precisamos de esperar 2 horas na fila, não precisamos de juntar a vida toda nem de pedir crédito para a comprar. Ela é nossa, pertence-nos. Se a quisermos à noite, não está fechada, não está de férias no verão nem vai aturar as irritantes e repetitivas piadas do Tio no almoço da Páscoa. Ela faz parte de nós, não nos abandona. A memória apenas está lá. A memória é.

9 comentários:

Parapeito disse...

"É a memória. Essa permanece e tantas vezes nos aquece." Lindo o que escreveste.
O que seria de nós sem ela...

Obrigada pelo teu mimo no parapeito...sabes....gosto de partilhar aquilo que me dão...

Tudo de bom para ti ****

Anônimo disse...

A memória é o que nos une... sem ela, tudo o resto é nada. Excelente reflexão...

OdonoDakelCeu disse...

E é a ela que vamos buscar coragem naqueles momentos menos bons, é lá que estão guardadas todas as lembranças...

"Ela faz parte de nós, não nos abandona."

Adoro o que escreves, já te tinha dito, tens um jeito especial para a coisa! =P

Uma estrela errante disse...

Olá menina dos sentires,

memória..essa que nos alimenta...

Gosto de te ler.

Beijocas

sing

Ana disse...

Que belíssimo texto Filipa:)

tenho uma obsessão pela memória e por tudo o que ela representa.
mas não consigo ter a tua certeza acerca da perenidade da memória...tenho receio de um dia acordar e ela não estar lá. Nesse momento não saberei quem sou.

Joice Worm disse...

Engraçado Filipa ainda na semana passada falei sobre a minha memória com uma série de pessoas. Sabes que tenho 46 anos (Em Setembro,47), fiquei surpreendida comigo a estudar e memorizar os 47 países e capitais da Europa, o que fez a minha memória lembrar de uma só vez (no Exame de Agente de Viagens), 94 nomes! Fiquei super satisfeita comigo e minha "memória". E pronto... lá veio o sorriso baiano...

Blueminerva disse...

E todos nós somos feitos de memória não é?

Anônimo disse...

Memorizei o post :)
Abraços do EU, SER IMPERFEITO e d´A SEIVA

Anônimo disse...

eu so aprendi a gostar do Adamastor e do Baco,mas gostei de k lí!