sábado, 24 de novembro de 2007

21 Grams de Alejandro Gonzalez Iñarritu



Quanto pesa a vida? Se nos entregarmos completamente a ela o que ganhamos? Ou perdemos? E a morte? Tem peso? É, de alguma forma, atenuada se a olharmos de frente? Será a dor menor? Questionarmo-nos sobre a vida, cuja efemeridade nos atinge num dado momento com maior ou menor intensidade, mas que nos provoca uma avalanche de perguntas, muitas vezes sem rasto de resposta, é apenas fazer parte da condição humana.

É com essas questões que Alejandro Gonzaléz Iñarritu joga num filme de um realismo arrebatador, que através de um ritmo estonteante, nos implanta no seio de 3 vidas que se cruzam fatalmente. Aquilo que nos parece à partida o intercalar de retratos sem ordem ou sentido aparente, começa a formar um cruel e devastador cenário humano. E esse cunho real e humano deve-se, sobretudo, às interpretações de Sean Penn, Benicio Del Toro e Naomi Watts, irrepreensíveis na sua entrega às personagens.

21 Grams não se mostra original apenas no facto de se mover num espaço cinematográfico alternativo, mas também na forma de lidar com o conteúdo apresentado, na forma como nos cativa e nos chama a atenção da importância das nossas decisões e da fatalidade de uns meros segundos mas sobretudo na forma como expõe o que se encontra no lugar mais fundo de cada ser humano.

Nenhum comentário: