terça-feira, 21 de julho de 2009

HP and the Half-Blood Prince

Quem me conhece, sabe que tenho este guilty pleasure de ser fã da saga de J .K. Rowling, Harry Potter. Fã dos livros, entenda-se.


Que as adaptações de livros nunca podem contemplar tudo, já sabemos. Que as adaptações de livros muitas vezes não agradam aos fãs, já sabemos. Nunca fui contra adaptações mais criativas, ou seja, que não seguissem literalmente o livro, desde que fossem fiéis ao seu fio condutor, à história e às personagens. Aliás as adaptações mais literais dos livros (1ª e 2ª) são na minha opinião as mais fracas.

Não se pode é pôr em 2º ou 3º plano, os aspectos essenciais da história! Começando pela história que dá título ao livro, praticamente ignorada. Bem como tudo o que envolve o mais importante deste e do próximo livro: os horcruxes. Os verdadeiros e interessantes temas do livro acabam por ser pouco explorados: o passado do Voldemort, o enigma do príncipe, a missão do Draco, a traição de Snape e a morte do Dumbledore. O que se explorou com fartura: o romance dos adolescentes, que tudo bem que faz parte do livro, mas não é, com toda a certeza, a parte vital do mesmo.

Destaco a parte técnica do filme, bem como as interpretações do Tom Felton, da Helena Bonham Carter e do Michael Gambon, até aqui um mau Dumbledore, mas que neste filme se redimiu, aproximando-se bem mais do Dumbledore do livro.

No livro em que a profundidade das personagens se intensifica, em que se desenha mais claramente a complexidade das relações e do papel de cada um no desfecho da saga, eis que o filme resolve considerar tudo isso supérfluo e tratá-lo como superficial. Perde o cinema.



Um comentário:

Sara Cesário disse...

Olá Filipa
Como fan da saga dos livros, realmente este filme deixou muito a desejar...
Esperemos que os últimos filmes sejam melhor apanhados pela verdadeira essência dos magnificos livros.
Um beijinho grande

Sara Cesário